Propostas do SINTRAEP para reestruturação da EMDUR

08/05/2010 14:02

           

         Reestruturação da EMDUR

 

Propostas para tornar a empresa pública moderna, valorizando seus funcionários e economizando dinheiro público

 

 

Ano: 2010

 

 

 

1.      Alterações na estrutura administrativa

 

Uma empresa 100% pública, com cerca de 200 funcionários, não tem necessidade de ter uma diretoria composta por cinco cargos comissionados nível CC1, entendemos que a empresa pode perfeitamente ser administrada por dois dirigentes, para tanto sugerimos:

 

a)            Extinção dos cargos de diretor jurídico, técnico e financeiro.

 

Justificativa: A empresa conta com competente profissional da área contábil, que pode perfeitamente ser responsável pela parte financeira (extinção da diretoria financeira).

O advogado da empresa será contratado via concurso (extinção do cargo de diretor jurídico).

E o profissional responsável pela parte técnica, engenheiro, deve ser servidor de carreira, lembrando que a empresa conta com dois engenheiros (extinção do diretor técnico).

 

b)            Alteração nas nomenclaturas.

 

Para que a empresa venha a ser administrada por somente dois cargos CC1 sugerimos que as nomenclaturas sejam alteradas, passando a EMDUR a ser administrada por presidente e vice, indicados pelo prefeito.

 

          c)       Criação do conselho deliberativo.

 

Para evitar que o controle administrativo da empresa seja exercido por apenas dois dirigentes, apontamos a necessidade da criação de um conselho deliberativo, exercido voluntariamente (sem salário) por profissionais de carreira da EMDUR, sendo dois indicados pela empresa e um indicado pelo sindicato.

 

2.      Criação de Plano de Cargos e Salários.

 

A empresa, fundada em 1985, NUNCA contou com plano de cargos e salários.

Devido a tal falha os trabalhadores da empresa amargam atrasos históricos em termos de avanços na carreira.

A adoção de um plano sério, discutido com o sindicato, é fundamental para a correção de distorções.

 

3.      Transparência nos atos administrativos.

 

A EMDUR é 100% pública, logo pertence ao povo, portanto é inadmissível que seus atos sejam herméticos.

Apontamos a urgente necessidade de todos os atos administrativos da empresa serem transparentes à comunidade, com divulgação em tempo real na internet (via site) e publicação no diário oficial do município. 

 

4.      Entrada dos trabalhadores no plano de assistência à saúde administrada pelo município.

 

É vital que a Lei que criou a CAST seja alterada, possibilitando que os funcionários da EMDUR sejam beneficiados.

A empresa jamais ofereceu qualquer assistência à saúde de seus funcionários, sendo que a CAST poderia ter suprido tal lacuna, entretanto a empresa pública foi “esquecida” quando da promulgação da Lei que criou o sistema de assistência à saúde dos servidores públicos municipais de Toledo.

 

5.      Política de recomposição do poder de compra dos salários

 

Um sinal importante foi dado com o ganho real de 6%,entretanto é necessário que tal política de recomposição salarial seja permanente, aumentando assim o poder de compra dos salários pagos na empresa. 

Apresentamos, em síntese, portanto os cinco pontos essenciais para uma reestruturação ampla de uma empresa com 25 anos de excelentes serviços prestados à coletividade,mas que com o passar dos anos não se modernizou,acumulando inclusive uma enorme dívida social para com seus trabalhadores.

Contamos com o acolhimento por parte da administração municipal de nossas idéias, ressaltando que nossa intenção sempre se pauta na valorização profissional do quadro efetivo da empresa.

 

Atenciosamente,

 

Luiz Carlos dos Santos

Presidente do SINTRAEP

 

 

Toledo, 03 de maio de 2010.

 

.